Foco, seu maior aliado

Você já notou momentos em que quer muito algo, mas não consegue manter um nível de energia para concretizar este algo e que mesmo tendo certeza do objetivo, alcança-lo parece um desafio de Hércules?

Todos nós temos alguma meta na vida, todos nós queremos ocasionar alguma mudança, alcançar alguma meta, conquistar algum objetivo.

O que define, então, aqueles que alcançam o que almejam, daqueles que simplesmente não conseguem o que querem?

Muitas vezes, o diferencial de um para o outro é a capacidade de direcionar e manter o foco.

Foco, seu maior aliado

Se você tem algum objetivo de vida, o foco é o seu maior aliado, direcionar e manter o foco é o que pode te ajudar a alcançar o resultado.

Ter foco é ser capaz de concentrar a atenção em um determinado alvo, ou pensamento, ou aspecto da realidade, porém fique alerta, pois a maioria das pessoas coloca seu foco nos problemas, adversidades, interferências e imprevistos que surgem ao longo do caminho. Desse modo, utilizam toda a sua energia para dar atenção aos obstáculos e enfraquecem as suas ferramentas e competências pessoais para a conquista do propósito. Lembre-se que seus resultados são frutos de onde você focaliza a lente da sua busca.

Ao trocar o prisma do seu foco para a solução e os resultados, ele se torna o seu maior aliado, e um instrumento essencial para você conseguir ter uma visão mais ampla daquilo que quer e, assim, desenhar melhor as ações que serão necessárias para alcançar exatamente aquilo que você deseja.  Além do que, manter em foco o alvo, nos motiva a executar tarefas que podem não agradar no momento, mas que fazem parte da construção de algo maior. Por exemplo, posso estar estudando no momento, fazendo uma pós-graduação, pode ser cansativo, ocupar o meu tempo de descanso, mas se está claro o alvo maior a ser atingido, por exemplo ocupar um cargo melhor no trabalho e assim deixar minha família mais segura, isso me entusiasma e não me sufoca.

A importância de saber retomar o foco

Caso repare que o seu foco se perdeu durante o percurso, resgate-o.  Essa é uma habilidade muito importante: saber retomar o foco quando disperso.  Tenha em mente que sempre há tempo para recuperar uma ideia, uma meta, um sonho, um proposito.

São os nossos pés que nos levam à frente no caminhar pela vida, mas é a nossa mente que nos direciona e nos motiva.

Desse modo, não perca o seu foco e nem deixe que o seu alvo fuja de vista, mantenha a atenção na sensação de “já estar vivendo o resultado” e, caso venha a tropeçar, levante, considere as críticas, tenha humildade para pedir ajuda e retome o foco.

 

A mente humana é poderosíssima quando não se dispersa. Relembre as suas principais metas de vida e objetivos profissionais e analise se tem dedicado tempo e realmente direcionado seu foco e atenção em cada um deles. Que tal se doar e mergulhar de cabeça nos seus próprios sonhos?

Cada um de nós é mais do que capaz de conseguir os resultados que almeja e viver a autorealização e a vida que deseja.

Um forte abraço,

Eduardo Shinyashiki