Como definir qual é o meu propósito?

É comum, em momentos da vida, nos encontramos em um ponto onde estamos vivendo no automático, vivendo na rotina, presos em esquemas mentais e de comportamento repetitivos, desejando sair deles, mas não conseguindo.

Nos dias de hoje é comum nos depararmos com pessoas que se sentem distantes delas mesmas e perdidas em um dia a dia incessante, prisioneiras de hábitos mecânicos e inconscientes que afetam negativamente a saúde, a família e a realização. É como se elas vivessem com o piloto automático acionado, andando pela vida com o freio de mão puxado, sem energia, força e motivação. Automaticamente, os planos e projetos são substituídos pela obrigação, pelo fardo e tédio de cumprir as tarefas, o desânimo e a falta de entusiasmo acabam tomando conta.

Nesses momentos como não perder os próprios objetivos de vista? Como não cair no vazio? Como não se perguntar, perdidos e confusos, como definir qual é o meu propósito?

Propósito

Para te ajudar a encontrar a resposta de “Como definir qual é o meu propósito?”, é necessário esclarecer, em síntese, o que é um propósito.

Um propósito é o significado, o sentido e a finalidade maior pelo qual fazemos e realizamos objetivos e metas. É a motivação que nos move e pela qual buscamos um objetivo e um resultado.

O proposito é a motivação interior das nossas ações. Quando conseguimos responder a pergunta: Por que estou fazendo isso? Por que quero esse objetivo? Por que estou disposto a dedicar tempo e esforço para atingir uma determinada meta?

Quando consigo responder e identificar essa motivação interna, encontrei o meu propósito.

Por exemplo: me dedico ao trabalho para proporcionar conforto e segurança para a minha família, ou para fazer a diferença na minha comunidade, ou para gerar prosperidade para todos os envolvidos, para ser feliz e autorealizado.

Sem um propósito claro, acontece que as pessoas alcançam seus objetivos, mas não se sentem felizes. Concluem uma meta e não se sentem satisfeitas. Realizar seus objetivos não as deixas plenas e realizadas. Falta o significado maior do seu agir e fazer.

Objetivos e metas

Os objetivos e as metas são os meios pelos quais realizo o meu propósito. Para isso é essencial saber se os objetivos que você tem como prioridade servem realmente para você.  É comum entre as pessoas escolher objetivos que não são para elas, que não fazem parte da sua vida e nem dos seus valores. Isso significa que é preciso avaliar o que é realmente válido para você ter aquele entusiasmo real e verdadeiro.

Tenha também atenção para saber se seus objetivos não beiram ao impossível, pois boa parte do êxito é ser realista, o que evita um círculo vicioso de metas e fracassos, de esforços e decepções, de tentativas e desistências.

Para isso estabeleça as metas, que são etapas de curto prazo por meio das quais dividimos a realização dos objetivos que consequentemente nos levam a viver nossos propósitos.

 

Mantenha cada vez mais o alinhamento e a coerência entre seus propósitos, objetivos e metas, mantenha o foco, avalie os resultados no decorrer do caminho e se falhar em algum momento ou desmotivar por um instante, reajuste a rota e tenha em mente que você é uma pessoa brilhante, corajosa, determinada e comprometida que sempre pode mudar, evoluir e crescer para alcançar seus objetivos e consequentemente a realização do seus propósitos.

Um forte abraço,

Eduardo Shinyashiki